Entre em contato conosco





    6 coisas que o BIM faz por você e que outras ferramentas não fazem

    Se tem algo que devemos enaltecer no BIM é sua pré-disposição a romper com velhos hábitos dentro da construção civil. A metodologia BIM faz com que os profissionais cheguem ao canteiro de obras antes mesmo de colocar os pés no terreno, pois possibilita que a informação chegue aos profissionais em diferentes esferas hierárquicas de forma mais horizontal e, de certa forma, mais didática e objetiva. Se você ainda não incorporou o BIM em seus empreendimentos, listamos aqui algumas funcionalidades que o BIM permite para quem decide trabalhar de forma mais inteligente:

    1. O BIM é um grande banco de dados

    O BIM é um grande banco de dados que insere informações geométricas (3D) com informações não-geométricas de construção. Poucas pessoas usam esse termo para se referir ao BIM, mas na verdade ele pode ser identificado dessa forma por reunir múltiplas informações desde o início do projeto até o pós-obra no ciclo de manutenção, por exemplo, ou até retrofit.

    Dessa forma, você pode ter uma grande variedade de informações que podem ser tratadas como um banco de dados e você pode usar uma inteligência BI em seu negócio para tratar esses dados e alinhar às estratégias de sua empresa, fazendo com que o BIM seja parte disso.

    2. Inserir informações de construção em um modelo geométrico 3D

    No BIM, trabalhamos com objetos “inteligentes” e esse termo refere-se ao fato de que estes objetos conseguem alinhar informações importantes tanto sobre eles mesmos como conseguem oferecer informações sobre a sua relação com outros objetos.

    Não à toa, a letra I da sigla BIM significa informação, e isso, de fato, é um grande diferencial da metodologia BIM frente à outras ferramentas comuns do mercado: a possibilidade de trazer informações não-geométricas para dentro do modelo para serem usadas da forma que você desejar.

    Podem ser usadas informações desde custo paramétrico, estudos de viabilidade do projeto, informações de desempenho da obra, informações de manutenção de equipamentos, informações de segurança do projeto, enfim, você pode trazer uma infinidade de informações com múltiplas aplicações, o que torna o BIM uma metodologia bem atrativa para quem quer desenvolver estratégias de trabalho e controle executivo de obras pois possibilita incorporar todo tipo de informação que pode ser relevante para o bom desempenho da obra.

    3. Propagação automática de alterações em todas as vistas, plantas e tabelas

    Outra grande diferença entre os softwares BIM em relação aos outros é a possibilidade de propagação automática de alterações em todas as vistas, plantas e tabelas, o que não é algo tão completo se comparado a essa mesma função em outras plataformas.

    Quando, por exemplo, você seleciona uma porta, ele seleciona esse mesmo objeto em todas as vistas de cortes, elevações, tabelas de quantidades entre outros. Da mesma forma, se você apagar um objeto, ele será eliminado automaticamente em todas as outras vistas também.

    Essa é uma grande vantagem do BIM se considerarmos o ganho de tempo e facilidade no trabalho que, consequentemente, aumentam a qualidade do que será entregue com uma rede rica de informações.

    4. Colaboração entre os profissionais

    No BIM, trabalho colaborativo é algo comum e viável. O sistema de nuvem também facilita a comunicação com multiprofissionais, possibilitando que cada um trabalhe em uma determinada disciplina e essas informações agregadas sejam atualizadas em tempo real, gerando uma grande troca de informações durante todo o ciclo de desenvolvimento do projeto.

    Dessa forma, conseguimos reduzir choques e conflitos entre as disciplinas, a comunicação se torna mais fluida, objetiva e, consequentemente, reduz o tempo de ciclo de desenvolvimento de um projeto.

    5. Permite criar rotinas inteligentes para aumentar a produtividade (Sem o profissional ser um programador)

    Quem já executa projetos sabe que atividades repetitivas são comuns durante o processo e essa repetição acaba consumindo muito tempo e tornando o trabalho nada produtivo.

    Ao adotar o BIM, a maioria dos softwares que possuem essa inteligência metodológica têm dentro de seus sistemas ambientes para criação de algoritmos que você pode desenvolver sem precisar de conhecimento prévio de programação para executar tarefas repetitivas de forma automatizada, como por exemplo, para colocar número de apartamento em cada pavimento (ex.: apt. 101, apt. 102, apt. 103, etc.) , ou se você trabalha com hospitais e precisa de nomenclaturas com uma ordem lógica, tudo isso pode ser programado para ser automático.

    6. Abrange todo o ciclo de vida de uma construção, da viabilidade à manutenção ou até retrofit

    Dentro do BIM, você tem facilidade em começar a trabalhar em qualquer ciclo que a obra esteja, seja a viabilidade do projeto até a fase de manutenção ou retrofit do empreendimento.

    Você consegue trazer para dentro de um modelo e do mesmo arquivo todas as informações necessárias que foram captadas desde o estudo inicial, execução da obra, manutenção dessa obra (predial, comercial, residencial ou outro tipo) e assim o acompanhamento ocorre independente do ciclo em que ela está.

    Ou seja, essa função permite o conhecimento e acompanhamento da edificação e de suas condições estruturais, de instalações, entre outros, de forma inteligente e prática, aumentando a vida útil total de qualquer empreendimento que tenha adotado a metodologia BIM para acompanhar seus projetos.

    Diante de algumas funcionalidades que o BIM oferece, cogitar manter-se em sua zona de conforto e adiar aprender mais sobre o BIM e incorporá-lo em sua empresa ou projetos, é pedir para perder tempo e dinheiro. Podemos te ajudar a virar essa página. Conheça nosso curso MigreBIM e tenha uma história diferente dos seus concorrentes.

    CURSOS

    Torne-se um profissional de alta performance aprendendo nossa metodologia

    Metodologia descentralizada de ensino, material exclusivo e personalizado, exercícios direcionados, técnicas de apresentação de projetos desenvolvidas pela VMB Engenharia e muito mais! Aprenda BIM com nossa equipe, do Iniciante ao Avançado.

    Esses dados serão utilizados para entrarmos em contato com você e disponibilizarmos mais conteúdos e ofertas. Caso você não queira mais receber os nosso emails, cada email que você receber, incluirá ao final, um link que poderá ser usado para remover o seu email da nossa lista de distribuição.

    Para mais informações, acesse:https://example.com.br/politica-de-privacidade/