Entre em contato conosco





    5 razões que fazem do BIM uma ferramenta melhor do que as que você usa

    A construção civil, mesmo sendo uma indústria que exige inovação e ressignificação constante, tende a ser às vezes um pouco resistente e até antiquada. Mas na era da tecnologia, se destaca quem consegue se adequar rapidamente às mudanças do mundo, e, mesmo com todas as barreiras culturais que enfrentamos, o BIM tem acompanhado essa evolução e quebrado paradigmas dentro deste mercado, elevando o patamar de precisão e confiabilidade dos projetos.

    Quem domina o BIM tem tudo para dominar o mercado da construção civil, se souber usá-lo com todo seu potencial. Por isso, destacamos o por que do BIM ser uma ferramenta que merece atenção e destaque em relação a outras ferramentas tradicionais que ainda resistem no mercado. Veja.

    Viabiliza projetos e previne frustrações

    Não tem coisa mais frustrante do que planejar uma obra e ela ser totalmente diferente na prática. São inúmeros os relatos de quem, quando começou a executar a obra, teve imprevistos e imprecisões com o que foi planejado e o que foi construído.

    A coordenação de projetos dentro do BIM elimina a maioria dos potenciais erros e interferência que uma construção pode vir a ter quase que de maneira automática. Todo o processo de construção passa por uma forma de ensaio virtual que permite que a montagem da obra virtual seja compatível com a montagem da obra real, garantindo um alto nível de segurança e previsibilidade entre projetos e suas características.

    Os softwares que estão dentro do universo BIM conseguem mapear interferências entre objetos que compõem um modelo e classifica-las em leves, moderadas ou críticas. Existem também algumas soluções BIM que conseguem roteirizar componentes e espaços a partir de exigências e normas pré-estabelecidas ou mesmo programadas pelo responsável do projeto.

    Muda a forma de pensar e executar um projeto

    Essa metodologia permite que um projeto ganhe múltiplas perspectivas, que podem ser trabalhadas em diversos níveis de detalhamento dentro do BIM. Sua aplicabilidade pode formular resoluções que em outros métodos seriam mais trabalhosos e difíceis de identificar.

    É um tipo de método de trabalho que integra profissionais e seus conhecimentos dentro de um único modelo, o que faz com que novas camadas de interação entre projetos surjam, auxiliando no planejamento e execução de um projeto.

    Em outros casos, ter muitas pessoas alterando um projeto poderia causar uma confusão, não é mesmo? No caso do BIM, centralizar informações faz com que o nível de detalhes evolua de acordo com a colaboração de cada um, resultando em ganhos para a produção como a redução de custos, aumento da produtividade e organização do trabalho.

    Desenvolvimento e planejamento físico da obra

    O modelo inicial de um projeto permite a criação de diferentes cenários e isso permite que erros preliminares sejam detectados, mas esse não é o diferencial que faz o BIM ser melhor que as outras opções.

    O desenvolvimento do protótipo de um edifício não seria tão relevante se não pudesse ser simulado. Na simulação, é possível que elementos construtivos em conflito sejam reparados e essa intervenção pode gerar uma economia significativa para quem está construindo.

    Depois deste protótipo finalizado, planejar o que foi projetado com o cronograma de etapas do canteiro de obras traz um alto valor agregado ao modelo BIM.

    Simulações de desempenho de instalações, comportamento do edifício ou de seus componentes são funcionalidades que com o CAD, por exemplo, não eram possíveis de serem executadas.

    Não é à toa que o desenvolvimento de softwares para a área de simulação virtual da obra tem aumentado significativamente. Você pode ler mais sobre isso em nosso artigo sobre tendências da construção civil para 2021 (colocar link)

    Automatiza a extração de quantitativos

    A plataforma BIM permite uma grande quantidade de detalhes que, quando adicionados, conseguem facilitar a mensuração dos quantitativos de materiais que irão compor cada projeto.

    A extração automática destes quantitativos, de todos os serviços e componentes dos modelos BIM, é uma das funcionalidades mais atrativas de quem está migrando para essa plataforma.

    Isso permite que um modelo tenha precisão, coerência entre as informações e agilidade para tomar decisões sobre quanto e o que deve ser usado em cada fase da obra, mesmo antes de iniciá-la.

    Dessa forma, de acordo com os dados levantados, um construtor pode ter a garantia dos serviços previstos em relação ao que de fato estará sendo feito, por exemplo.

    Integração com ferramentas de análise e gestão de manutenção

    As ferramentas de análise integradas ao modelo BIM podem ter funcionalidades diversas, dentre as quais se destacam a eficiência energética de um projeto, o consumo de energia, entre outros fatores que irão influenciar na vida útil do empreendimento.

    O 6D consegue fazer este tipo de diagnóstico completo e é uma medida alternativa para projetos que tem como diferencial a sustentabilidade e tem como benefício direto a redução geral de consumo energético. Apesar de não ser muito comum no Brasil, o BIM 6D vem ganhando espaço em países desenvolvidos como Reino Unido, Holanda e Noruega.

    Depois de executada todas as etapas, o BIM consegue ser útil também no pós-obra, não se restringindo a uma ferramenta de vida útil limitada. Pode ser criado, por exemplo, um banco de dados que possibilite o acompanhamento do edifício e criação de automações de manutenção e prevenção de equipamentos e componentes.

    Esse último ciclo dá ao construtor a garantia que os materiais e equipamentos podem compor um plano de manutenção eficaz e preciso a partir das informações que foram levantadas durante a obra.

    É sempre importante frisar que o BIM só é um sucesso quando consegue integrar informações e pessoas. Ter uma equipe que consegue comunicar-se dentro dos projetos de maneira clara e objetiva é o grande diferencial, seja no manuseio das etapas de modelagem, seja no escritório de engenharia ou arquitetura ou mesmo no canteiro de obras.

    Diante de tudo isso, pode-se dizer que a plataforma BIM é um caminho que dificilmente será ignorado daqui para frente, ainda mais com a exigência do Governo Federal, pelo Decreto 9.377, para o uso da metodologia BIM a partir de 2021.

    O BIM já é obrigatório em vários países desenvolvidos. Nos Estados Unidos, o uso do BIM já é normatizado desde 2006, por exemplo. As vantagens de seu uso são tamanhas e em breve vai deixar de ser uma escolha e passará a ser uma premissa considerável na hora de contratar uma empresa que saiba dominar o BIM.

    Então, que tal começar a usá-lo?

    CURSOS

    Torne-se um profissional de alta performance aprendendo nossa metodologia

    Metodologia descentralizada de ensino, material exclusivo e personalizado, exercícios direcionados, técnicas de apresentação de projetos desenvolvidas pela VMB Engenharia e muito mais! Aprenda BIM com nossa equipe, do Iniciante ao Avançado.

    Esses dados serão utilizados para entrarmos em contato com você e disponibilizarmos mais conteúdos e ofertas. Caso você não queira mais receber os nosso emails, cada email que você receber, incluirá ao final, um link que poderá ser usado para remover o seu email da nossa lista de distribuição.

    Para mais informações, acesse:https://example.com.br/politica-de-privacidade/