Entre em contato conosco





    7 erros que devemos evitar ao tentar vender BIM

    O que é BIM?

    Quem trabalha na área da construção já deve ter ouvido falar, ainda que vagamente, sobre BIM e as vantagens que ela traz. O termo BIM significa Building Information Modelling, ou em português, Modelagem da Informação da Construção. Trata-se de um novo conceito de modelagem de projetos, capaz de integrar todas as etapas do empreendimento.

    BIM é o termo usado para descrever o processo de criação de dados durante o projeto e construção de uma edificação. Os dados podem ser: geométricos (3D), fornecedores ou fabricantes de materiais, especificações técnicas, custos, data de instalação no obra, ou qualquer outra informação relevante para a construção e operação do empreendimento.

    Os Principais Erros

    1. Focar somente no potencial de compatibilização

    A compatibilização é, sem sombra de dúvidas, a primeira coisa a ser feita. Porém, é pouco provável que as empresas queiram pagar um valor justo pelos custos envolvidos na criação de um BIM Model, o que força empresas a trabalharem abaixo dos custos.

    Geralmente isso acontece porque muitos empresários acreditam que é obrigação dos projetistas entregarem os projetos já compatibilizados, enquanto outros até criam contratos onde o arquiteto torna-se responsável por toda a compatibilização.

    2. Usar imagens da internet nas apresentações comerciais

    O cliente espera que você mostre capacidade de entregar a modelagem, mas poucos estão dispostos a pagar pela possibilidade de entrega desse material. Por esse motivo, recomendo que use apenas imagens dos próprios trabalhos, mesmo que sejam pequenos.

    Valorize os detalhes que podem compor um bom acervo, como uma cozinha modelada com todos os projetos complementares.

    3. Prometer redução de X% do custo da obra

    Promessas como essas podem parecer ousadas, mas na verdade são arriscadas e imprudentes.

    É de se esperar que um trabalho bem feito e com profissionais comprometidos com a qualidade do modelo BIM reduza os custos de uma obra, principalmente com a diminuição dos retrabalhos.

    Para a redução efetiva de custos de obra é necessário todo um trabalho integrado, o que torna difícil a mensuração de uma % exata dos custos de obra somente usando uma ferramenta isolada.

    4. Falta de método de trabalho

    A principal causa de frustração de construtores é a demora e a falta de cumprimento dos prazos de entrega dos modelos BIM. Isso porque as empresas não definem um método claro de trabalho a ser desenvolvido desde o começo até a entrega da modelagem.

    Priorize desenvolver um método e o cumpra, respeitando tanto o trabalho que deve entregar quanto seu cliente.

    5. Falta de ênfase na obra

    As construtoras veem o avanço de tecnologia como algo distante dos ideais da obra por aparentarem um difícil manuseio para o canteiro de obras, o que acarreta em muita tecnologia e conhecimento retidos e limitados apenas aos projetistas, dentro do escritório.

    Ou seja, no canteiro de obras essa ferramenta será como um “elefante branco”: um item de alto custo e de pouco aproveitamento prático. É importante que esse conhecimento tecnológico se expanda ao canteiro, como por exemplo, adotando um caderno ilustrativo de BIM do projeto, mostrando detalhes relevantes de cada ambiente.

    6. Não estabelecer limite de interações/revisões nas modelagens.

    Durante as etapas de compatibilização é necessário que sejam feitas várias correções nos modelos, porém se torna inviável o cumprimento de um contrato onde não foi estabelecido um limite.

    Imagine um projeto de blocos horizontais com os seguintes itens: infraestrutura interna, piscina, salão de festas, guarita e quadra poliesportiva. Até aí tudo bem. Agora, imagine ser obrigado(a) a corrigir todos os sistemas de água, esgoto, instalações hidráulicas, sanitárias, elétricas, telefônicas, gás.

    Agora imagine ter que revisar tudo isso umas 5 vezes porque o cliente fez diversas modificações a critério dele. Um absurdo, não é? Concordo. Já aconteceu conosco.

    7. Baixar os preços de serviços para aumentar os clientes

    No começo de qualquer negócio é natural a redução de custos para atrair clientes e posteriormente ir aumentando na medida que se consolida no mercado.

    No entanto, antes de sair reduzindo tudo que pode, não esqueça de levar em consideração custos como: remuneração da equipe, custos de locação e manutenção do escritório, equipamentos com configurações adequadas para os trabalhos, aquisição de softwares, tributação e claro, o lucro.

    Dessa forma, você evita dores de cabeças desnecessárias e arrependimento de ter sido você a primeira pessoa que não valorizou o seu trabalho.

    Concluindo…

    O BIM é o futuro dos projetos e já está transformando a realidade da Indústria da Construção. Adaptar-se a esta novo panorama não é muito simples, requer esforço e comprometimento da parte das empresas e dos profissionais, mas seus ganhos são enormes na facilidade do trabalho, quantidade de informações, redução de erros e na agilidade dos processos.

    O BIM já é uma realidade e veio para ficar. Os profissionais que investirem agora neste mundo, garantirão uma vantagem competitiva enorme em curto prazo.

    Muitos pensavam que o BIM acabaria com alguns empregos, mas a verdade é que essa nova forma de trabalhar apenas transforma as funções que já existem hoje e ainda agrega um novo profissional ao mercado: BIM Manager

    Aprenda BIM com nosso curso MigreBIM. Clique aqui.

    CURSOS

    Torne-se um profissional de alta performance aprendendo nossa metodologia

    Metodologia descentralizada de ensino, material exclusivo e personalizado, exercícios direcionados, técnicas de apresentação de projetos desenvolvidas pela VMB Engenharia e muito mais! Aprenda BIM com nossa equipe, do Iniciante ao Avançado.

    Esses dados serão utilizados para entrarmos em contato com você e disponibilizarmos mais conteúdos e ofertas. Caso você não queira mais receber os nosso emails, cada email que você receber, incluirá ao final, um link que poderá ser usado para remover o seu email da nossa lista de distribuição.

    Para mais informações, acesse:https://example.com.br/politica-de-privacidade/