Implantar a metodologia BIM é algo que seus concorrentes naturalmente estão fazendo não porque simplesmente o mercado exige, mas porque estamos em um novo tempo. Confira por que mergulhar no mundo BIM hoje.
Conhecida como geração millenium, essa nova era exige de cada um saber um pouco de tudo sobre tecnologia, inovações, gadgets, aplicativos, softwares e por aí vai.
Vivemos na era da informação, somos bombardeados o tempo todo com novidades e avanços e precisamos acompanhá-los. Ou por acaso você em algum momento não se deparou com algo que até uma criança de 6 anos sabe fazer e você ficou meio bobo por não saber nem por onde começar? Bem, nós te entendemos e queremos te ajudar com isso. Então vamos te dar 5 motivos para investir no BIM hoje.
- O BIM não é o futuro, é o presente.
Sendo bem breve, o BIM (Building Information Modeling) é um conjunto de processos e metodologias que agregam informações acerca não só do processo de construção mas de tudo que influencia para que ele ocorra como o planejamento, a construção, o canteiro de obras e seu funcionamento, entre outros.
A partir da modelagem e da integração de projetos, podemos criar um acervo de informações que analisam, qualificam, corrigem e melhoram o processo construtivo com o que de fato é relevante.
- O uso do BIM reduz riscos e imprevistos.
Muitos dos erros recorrentes do canteiro de obras são reflexos de uma má gestão de recursos, de tempo e muitas vezes de mão-de-obra.
Durante a fase de pré-construção, identificar quais as necessidades de cada um dos projetos e reuni-los é uma tarefa que requer precisão e estratégia, por isso, entender o BIM como uma mera modelagem 3D ou um desenho virtual da obra pode ocasionar atrasos na forma de trabalhar da equipe além de não aproveitar integralmente os recursos que o uso do BIM permite: compatibilizar projetos, analisar a construtibilidade, criar um modelo personalizado de construção e extrair quantitativos são só algumas das coisas que podemos fazer através desse universo.
- É a mudança que o canteiro de obras tanto esperou.
O canteiro de obras por muito tempo teve recursos limitados de como resolver problemas durante o processo de construção, mas um mundo novo requer maneiras novas de lidar com esses obstáculos. Informações certas com os objetivos bem definidos resultam na melhoria dos projetos.
A falta de sincronia entre canteiro de obras e escritório de projetos geram uma dor de cabeça desnecessária nas equipes envolvidas, então, por que não buscar uma maneira de trabalhar em unidade?
O BIM vem mostrando que é possível, mas, para isso, precisamos de pessoas bem capacitadas e com determinação para cumprir a função que a metodologia exige.
- É mais do que um projeto 3D: é uma nova filosofia de trabalho.
Diversas construtoras já utilizam a construção virtual em seus empreendimentos, mas poucas são aquelas que conseguiram se aprofundar no que a ferramenta BIM permite.
Sim, há muitos profissionais no mercado que acabam agindo de má fé com os seus clientes e acabam contaminando o meio e assim, o BIM perde sua credibilidade. Mas podemos mudar isso, mudando primeiramente a forma que vendemos essa ideia.
Para isso, uma boa análise de projetos, desenvolvimento de orçamentos, acompanhamento de obra e organização do canteiro de obras são indispensáveis para o início dessa jornada. Mas o que poucos falam é que uma das principais ferramentas para o sucesso do processo construtivo é a comunicação.
Essa é, sem dúvida, uma das principais etapas para o funcionamento da metodologia BIM. Como obter sucesso se não conseguimos passar a mensagem certa para todos os envolvidos? Para construir, é preciso um modelo, para ele ser um sucesso, é preciso comunicação. Só com o alinhamento de todos os envolvidos é possível pensar de maneira estratégica cada fase do ciclo de construção e até depois dele.
- Está em suas mãos essa tarefa.
Antes de tudo, é importante saber que construção virtual e BIM são processos distintos, insubstituíveis e inseparáveis. Não há como escolher um em detrimento do outro, nem mesmo pensar em usá-los separadamente: eles se completam.
Ser um BIM Manager é ter nas mãos o desafio de superação o tempo todo, não se conformar com o básico e fazer o que chamamos por aqui de “método TBC”: Tirar a Bunda da Cadeira. Pensar o BIM como ferramenta do futuro é ficar preso no passado enquanto o tempo vai passando. Queremos te convidar a mudar hoje a forma de ver e viver dentro da área que você escolheu. Vamos juntos? Clique aqui.