Quer saber como o 4D valoriza o projeto? Te contamos aqui

O BIM 4D abrange modelos que vão muito além das informações tridimensionais de um projeto, mas não devemos confundir: o BIM 4D só é possível a partir do BIM 3D.

Esse modelo traz informações relacionadas ao tempo/duração de uma construção com foco em cronograma de obras e fluxos de execução, atividades determinantes quando a questão é tempo de obra. Mas como esse modelo pode valorizar seu projeto? Veja a seguir alguns fatores importantes dentro de um planejamento de obras que destacam a necessidade de adotar o BIM 4D:

Associação de informações
O BIM 4D integra informações do modelo BIM
3D que são relevantes para o andamento da obra e trata-as com foco no planejamento da obra no sentido de usar informações para gerir o tempo. Pode-se dizer que esse modelo ajuda a reduzir e gerir o tempo de atividades do canteiro de obras e assim construir fluxos de trabalho que irão impactar diretamente na dinâmica de como um canteiro deve funcionar.

Essa associação de informações permite uma análise rigorosa entre a comunicação de disciplinas e profissionais, fazendo com que conflitos sejam previstos no planejamento e assim possa ser feita uma intervenção que vise otimizar recursos e processos.

Simulações de construção
Esse ponto é, sem dúvidas, um dos grandes diferenciais que valorizam um projeto: a capacidade de simular o que irá acontecer em cada fase da construção e como isso será possível a partir da visualização de uma linha de tempo da construção virtual.

Possibilita, por exemplo, que modificações físicas, deslocamento de recursos e equipamentos, entregas entre outros, sejam previstas dentro de uma simulação virtual da construção.

Relação direta entre prazos, produtividade e lucro
Uma obra que apresenta muitos atrasos é uma obra que não teve um bom planejamento ou que não soube gerir seus processos de maneira precisa. A negligência de uma determinada atividade dentro de um planejamento pode ocasionar um efeito bola de neve que acaba impactando negativamente outras atividades.

Diante dessa realidade comum em muitos canteiros, o uso do BIM 4D proporciona o controle na transparência de processos e recursos e assim agrega valor ao projeto.

Um dos fatores determinantes para o sucesso na relação prazos e produtividade é a possibilidade de uma linha do tempo que abrange não só logística, mas também alocação de recursos, equipes e impacta diretamente no cronograma financeiro, tornando orçamentos mais realistas e assertivos dentro de cada fase da obra.

Estudo de logística para canteiro de obras
Uma obra bem planejada é uma obra que consegue prever o quê, como e quando um canteiro receberá determinado equipamento, recurso, entre outros.

O posicionamento de instalações pode não parecer algo com que se preocupar, mas na hora de executar, sejam elas temporárias ou permanentes, podem impactar positivamente ou negativamente dentro do ciclo de trabalho de um canteiro de obras.

Ter um canteiro de obras organizado requer estratégia de planejamento e pode garantir um fluxo de trabalho preciso e fluido. Pensando nisto é que o BIM 4D associa o cronograma de atividades da construção levando em consideração não só o tempo, mas o espaço e sequenciamento das atividades além dos recursos de trabalho, materiais que serão entregues e a localização de cada equipamento.

Controle executivo da obra: Previsto Versos X Realizado
Essa funcionalidade consiste no controle de tudo que foi planejado e o que de fato foi executado. Isso é possível porque esse modelo permite visualizar tudo o que está sendo executado de forma simultânea, mapeando quais áreas podem ser ou foram prejudicadas por um eventual atraso e assim planejar os próximos passos quanto a isso.

Com o 4D você monitora o comportamento de uma obra a partir da decisão de inserir ou retirar uma atividade e assim prever o efeito cascata que este comportamento pode causar.

A aplicação da modelagem BIM em projeto