Entre em contato conosco





    10 motivos para usar a quarta dimensão do BIM (4D)

    O que é 4D?

    Quem trabalha na área da construção já deve ter ouvido falar, ainda que vagamente, sobre BIM e as vantagens que ela traz. O termo BIM significa Building Information Modelling, ou em português, Modelagem da Informação da Construção. Trata-se de um novo conceito de modelagem de projetos, capaz de integrar todas as etapas do empreendimento.

    BIM é o termo usado para descrever o processo de criação de dados durante o projeto e construção de uma edificação.

    Os dados podem ser: geométricos (3D), dados do planejamento de construção (4D), fornecedores ou fabricantes de materiais, especificações técnicas, custos, data de instalação no obra, ou qualquer outra informação relevante para a construção e operação do empreendimento.

    No BIM 4D, os dados e elementos gráficos que são levados em consideração são aqueles que podem ser vinculados diretamente ao cronograma da obra.

    Esse vínculo faz com que o profissional a frente do empreendimento possa acompanhar a evolução da obra tanto no aspecto físico quanto no aspecto temporal a partir da tela do seu computador através de um clique, possibilitando a visualização da linha do tempo como num filme.

    10 Motivos para usar o 4D

    1. Permite fazer a simulação do canteiro de obras

    Uma das etapas importantes dentro do planejamento é o planejamento do canteiro de obras para cada etapa, levando em consideração a mobilização de equipamentos temporários como a grua, caminhão betoneiro, bombas de lançamento de concreto, entre outros e também áreas de apoio administrativo como almoxarifado, banheiros, vestuários, locais de armazenamento de materiais.

    Essa medida é necessária para que se possa prever o funcionamento do canteiro e tomar decisões mais assertivas, reduzindo custos de obra.

    2. Possibilita visualizar e interpretar a sequência de construção

    Em projetos de alta repetição, a possibilidade de visualizar e interpretar a sequência de construção ajuda a identificar falhas de planejamento. Com isso, é possível replanejar a obra até que esta esteja exequível.

    3. Antecipa possíveis conflitos espaço x tempo durante o processo de construção

    Durante a construção, usamos diversos tipos de equipamentos e construções temporárias como as descritas no item 1 desse material. Através do planejamento 4D, conseguimos programar a desmobilização e imobilização desses equipamentos em cada etapa da obra.

    4. Consegue transmitir impacto da mudança no cronograma.

    Cada decisão que tomamos no planejamento de uma etapa de construção gera um efeito cascata em todas as etapas subsequentes, sendo difícil a visualização somente a partir do cronograma em planos 2D.

    No entanto, com uso do 4D basta atualizar o modelo a partir de um clique e poderemos visualizar o comportamento da obra.

    5. Formaliza informações de projeto e construção

    Essa função facilita o compartilhamento de informações e a integração, enquanto outros serviços tradicionais como o 2D, executam esse processo de forma fragmentada e limitada.

    6. Promove a integração dos participantes do projeto

    Qualquer que seja o empreendimento, ele irá compreender um grande volume de projetos, muitas vezes sendo feitos por profissionais em espaços físicos distintos que precisam em algum momento se reunirem e analisarem os modelos integrados funcionando simultaneamente.

    Com o uso de uma ferramenta como o Navisworks, é possível fazer essa integração através de computadores de configuração padrão, facilitando a compreensão em conjunto do trabalho de profissionais em projetos diferentes.

    7. Apoio em análises de custo e produtividade

    Quando se vincula tempo e custo no planejamento, essa função possibilita a previsão de custo em qualquer dia da obra, onde podemos replanejar a obra de acordo com a disponibilidade de recursos financeiros para o empreendimento.

    8. Antecipa situações de risco

    Preparar-se para o improvável é uma virtude dentro do mercado da construção civil, principalmente em tempos de crise.

    Através do modelo virtual 4D é possível visualizar a quantidade de atividades executadas de forma simultânea durante o período de construção, podendo mapear quais áreas do projeto podem apresentar algum tipo de risco e assim programar uma intervenção antes que este se torne um perigo real.

    9. Aloca recursos e equipamentos no espaço

    Conforme mencionado anteriormente, o canteiro de obras demanda de uma logística específica para o seu funcionamento. O uso do 4D facilita a detecção de quais recursos e equipamentos deverão ser adotados durante todas as etapas da construção.

    10. Simula a execução

    Por fim, após toda a análise dos possíveis choques entre o projeto, equipamentos móveis e construções temporárias juntamente com a validação das etapas de construção sem que haja choque entre elas ou atividades sendo feitas sem obedecer às normas técnicas, é possível ter um modelo próximo da realidade.

    Esse modelo pode ser revisto várias vezes a partir de pontos de vistas diferentes, possibilitando a criação de cenários alternativos. A cada ciclo é possível uma nova melhoria.

    Confira a simulação:

    Concluindo…

    O BIM é o futuro dos projetos e já está transformando a realidade da Indústria da Construção. Adaptar-se a este novo panorama não é muito simples, pois requer esforço e comprometimento da parte das empresas e dos profissionais.

    Entretanto, podemos assegurar que seus ganhos são enormes na facilidade do trabalho, quantidade e qualidade de informações, redução de erros e agilidade de processos.

    O BIM já é uma realidade e veio para ficar. Os profissionais que ousarem imergir agora neste mundo, garantirão uma vantagem competitiva enorme em curto prazo.

    O surgimento do BIM fez com que muitos pensassem que essa nova forma de trabalho acabaria com alguns empregos, mas a verdade é que esse método aprimorou funções que já existem e lançou um novo profissional no mercado da construção civil: BIM Manager.

    Quer aprender a coordenar obras com o uso do 4D? Clique aqui e conheça o nosso curso.

    CURSOS

    Torne-se um profissional de alta performance aprendendo nossa metodologia

    Metodologia descentralizada de ensino, material exclusivo e personalizado, exercícios direcionados, técnicas de apresentação de projetos desenvolvidas pela VMB Engenharia e muito mais! Aprenda BIM com nossa equipe, do Iniciante ao Avançado.

    Esses dados serão utilizados para entrarmos em contato com você e disponibilizarmos mais conteúdos e ofertas. Caso você não queira mais receber os nosso emails, cada email que você receber, incluirá ao final, um link que poderá ser usado para remover o seu email da nossa lista de distribuição.

    Para mais informações, acesse:https://example.com.br/politica-de-privacidade/