Entre em contato conosco





    Tendências da construção civil para o mercado em 2020/2021

    O setor de construção civil, assim como outros setores existentes na era da tecnologia, diariamente passa por rápidas transformações. Para aproveitar a onda de inovações, é preciso estar atualizado sobre os tipos de tecnologia e inteligência da informação que já estão disponíveis e quais suas aplicabilidades dentro do contexto da construção civil.

    Para estarmos sempre atualizados, preparamos uma lista de métodos de trabalho e ferramentas que podem te ajudar a acompanhar a evolução na forma de construir e planejar obras além de conhecer o que a VMB Engenharia já faz.

    Building Information Modeling (BIM)

    Dentre todas as referências que poderíamos citar, sem dúvida, o BIM merece seu lugar de destaque e atenção. O BIM (Building Information Modeling) é um conjunto de processos e metodologias que agregam informações acerca não só do processo de construção, mas de tudo que influencia para que ele ocorra como o planejamento, a construção, o canteiro de obras e seu funcionamento, entre outros.

    A partir da modelagem e da integração de projetos, podemos criar um acervo de informações que analisam, qualificam, corrigem e melhoram o processo construtivo com o que de fato é relevante.

    O profissional e as organizações que não se adequarem ao BIM começarão a sentir o impacto de adiar essa escolha quando começarem a ficar para trás, principalmente em 2021. Mas por que 2021 é tão importante para o BIM?

    O governo brasileiro adotou uma norma de exigência do uso do BIM em obras públicas a partir de 2021. Esse processo passará por etapas de implementação e fiscalização até que em 10 anos, o BIM esteja 100% presente nas obras públicas do país.

    Com o uso do BIM, pode-se centralizar informações dentro de um único modelo, detectar interferências entre as diversas disciplinas do projeto, automatizar o levantamento de quantitativos, entre outros benefícios.

    Para ser assertivo e preciso no mercado que temos hoje onde construir sem perder tempo e dinheiro é quase uma missão impossível, o uso de modelos BIM 4D permitem que você simule dentro de um universo de possibilidades tudo que pode dar certo ou não na construção antes da obra começar, o que dificilmente alguém pode conseguir se limitando a ferramentas tradicionais de planejamento.

    Você pode descobrir mais sobre o que o BIM proporciona, baixando nosso ebook Tudo que o BIM pode fazer pelo seu projeto hoje.

    Realidade Aumentada (RA)

    A Realidade Aumentada já está presente no canteiro de obras e é uma tendência que irá seguir crescendo. Essa ferramenta tecnológica veio para substituir a forma que apresentamos os projetos aos nossos clientes, ao permitir a mistura entre elementos virtuais e o mundo real.

    As maquetes e cópias impressas não proporcionam a experiência que a RA proporciona ao deixar os projetos mais palpáveis e com uma leitura de perspectiva bem mais fácil de ser compreendida. Já há algumas opções de aplicativos de Realidade Aumentada voltados para o mercado de construção civil nas versões gratuita e paga e mais a frente te daremos algumas dicas sobre isso.

    Investir na Realidade Aumentada na sua empresa é colocar a experiência do seu cliente como prioridade para que seja satisfatória desde o contato inicial até depois da entrega da obra. É uma experiência de imersão que sem dúvidas vai encantar a todos.

    Entre os benefícios além do que já citamos, podemos destacar também a redução do ciclo de venda, a diminuição dos riscos e imprevistos no canteiro de obras e o aumento da produtividade em todo o ciclo construtivo.

    Realidade Virtual (RV)

    Realidade Aumentada e Realidade Virtual são conceitos distintos e entender isso é importante para dar a cada um o seu devido valor.

    Enquanto que na Realidade Aumentada podemos inserir elementos digitais em nossa realidade, no caso da Realidade Virtual, pode-se dizer que o objetivo dessa experiência é fazer com que o cliente se sinta dentro de um mundo digital. São experiências distintas, mas que valem a pena.

    Apesar de parecer uma tecnologia distante do cenário da construção civil no Brasil, sua aplicação já é bem comum dentro dos escritórios de arquitetura e na construção civil.

    Assim como as tendências que já mencionamos, o uso da Realidade Virtual também tem suas vantagens desde a identificação de incompatibilidades, antecipação de alterações e análise de choques entre os componentes do projeto. Ou seja, além de estabelecer um novo nível de comunicação entre o projeto e o cliente, podemos otimizar o tempo e qualidade da obra.

    É uma ferramenta que pode auxiliar muito na gestão de obras uma vez que é acessível e prática de usar. Se você tem interesse em saber como aplicar essa ferramenta em seus projetos, sugiro que leia nosso ebook gratuito de como gerar imagens panorâmicas no Revit. É um tutorial simples e que ao finalizar, você já pode testar essa experiência.

    Drones

    Os chamados Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) já ganharam o espaço e o coração daqueles que adoram inovar no canteiro de obras. Pode-se dizer que o uso dessa tecnologia democratizou o uso e acesso a imagens aéreas.

    Mas é importante destacar que seus benefícios não se restringem a fotos e vídeos para fins de marketing. O uso para controle e monitoramento de obras é uma das variedades do uso de drones, mas pode estender-se também para levantamentos topográficos, inspeções visuais, e até mesmo manutenção de edificações, podendo ser usado nesse sentido para documentação de condições das estruturas, do telhado, infiltrações, entre outros.

    Construção modular

    Esse tipo de tecnologia tem como uma de suas vantagens ser aplicável em diferentes tipos de edificações, independente do porte. É amplamente usada em países desenvolvidos e também tem feito sucesso nas construtoras brasileiras que já a utilizam.

    Consegue melhorar a previsão de prazos e custos, diminui as perdas materiais, pode ser produzida em massa, pode ser personalizada de acordo com as necessidades do projeto além de gerar um produto que pode ser testado previamente e assim ter uma garantia de funcionalidade.

    A construção modular consegue unir velocidade com precisão, além de reduzir desperdícios.

    Essa tecnologia tem ganhado destaque dentro da construção civil e um caso de sucesso recente foi a construção em 10 dias de um hospital de campanha em Wuhan, China, onde começou a epidemia do novo coronavírus. O hospital tinha a capacidade de 1000 leitos e contou com blocos pré-fabricados que, módulo a módulo, foram dando forma ao hospital na cidade chinesa.

    Automatização de canteiros de obras

    Se tem uma palavra que resume o que é a automatização do canteiro de obras, sem dúvidas é: integração. A automatização do canteiro de obras é relevante porque consegue levar o escritório ao canteiro de obras.

    Um dos grandes impasses entre canteiro de obras e escritório de projetos é a comunicação, pois é uma tarefa difícil fazer com que as informações estejam em sincronia e assim as equipes desenvolvam suas funções sem informações contraditórias.

    Uma boa automatização do canteiro de obras tem como impacto imediato uma boa gestão das equipes envolvidas, acarretando redução de riscos e informações entre escritório e canteiro de obras em tempo real.

    No mercado digital da construção civil já podemos fazer isso a partir de aplicativos para fotos, vídeos e relatórios diários, auxiliando no mapeamento dos fluxos de trabalho e tendo como consequência a otimização de custos, gerenciamento de tarefas, cumprimento de prazos estabelecidos e organização dos planos de trabalho.

    BI (Business Intelligence)

    Uma das vantagens que o BI pode garantir para quem já faz uso dessa tecnologia é o embasamento de dados para pontuar as decisões dentro de um projeto. Fugindo da possibilidade de interpretações sem fundamentos, esse sistema contribui para traduzir quantitativos e dados de forma precisa e direta. Isso faz com que os resultados de seus projetos tenham bases fundamentadas e lógicas.

    Através da Business Intelligence você pode desenhar estratégias, intervir em ações que teriam impacto negativo se não fossem detectadas inicialmente, além de analisar perdas e ganhos que um projeto pode ter. O BI é uma ferramenta indispensável para quem deseja ter um bom planejamento e evitar custos desnecessários.

    Fazer uso dessa tecnologia ajuda a compreender como está seu projeto, sua empresa, hoje mas também a identificar quais os próximos passos que você deve tomar para que você tenha sucesso em suas escolhas.

    Inteligência Artificial

    A inteligência artificial contribui de diversas maneiras atualmente dentro da construção civil. Seu uso torna todos os processos mais fluidos, seja a partir de sensores de ativação de máquinas, uso do GPS para acompanhamento real de equipamentos e funcionários, e especialmente na aplicação BIM, a partir das combinações de dados e elaboração de projetos e intervenções mediante as informações coletadas.

    Um dos muitos benefícios da Inteligência Artificial que merece destaque é a segurança, seja em processos de trabalho, seja na prevenção de perdas de equipamentos e até mesmo na supervisão da mão de obra. Semelhante aos demais já mencionados, a economia e a organização também têm grande valor para quem faz uso desse tipo de ferramenta e suas variáveis.

    O que a VMB já usa?

    Na VMB o uso do BIM é algo natural, visto que todos os nossos projetos são realizados dentro dos parâmetros dessa metodologia. Desde o momento de viabilização do projeto, o BIM já é usado como inteligência para estimativa de custos e estende-se até o momento de construção da obra. Nosso desafio do momento é a aplicação do BIM para manutenção de edifícios comerciais.

    Usamos realidade aumentada

    A realidade aumentada também já é uma ferramenta que gostamos de utilizar, pois ela consegue reproduzir o modelo virtual dentro da obra a partir de um smartphone. Na VMB utilizamos dois aplicativos para isso:

    Augin: (O Augin é a principal plataforma brasileira de Realidade Aumentada para a construção civil).

    AUGmentecture: (AUGmentecture é uma plataforma americana de realidade aumentada).

    Usamos drones

    O uso de drones trouxe um diferencial na perspectiva do como acompanhar e monitorar o avanço da obra. Para isso, utilizamos o Time Lapse e também captação de imagens aéreas para contribuir até mesmo nos relatórios de acompanhamento de obras. Abaixo você pode conferir alguns exemplos de projetos que trabalhamos com essa tecnologia.

    No caso da realidade virtual, a partir do próprio Revit utilizamos este recurso para gerar imagens de nosso projeto. A experiência é melhor aproveitada quando utilizamos óculos VR para navegar dentro do projeto. Caso você tenha interesse, clique aqui e aprenda conosco como gerar imagens panorâmicas virtuais no Revit.

    Você pode acesssar a realidade virtual desse projeto aqui.

    Na VMB, usamos o PowerBI (Microsoft) para tratar os dados de inteligência do negócio, integrando as ERP’s (Sistemas Integrados de Gestão) das construtoras com o modelo BIM. Isso ajuda no controle de custos das obras e tem como resultado informações de orçamento da obra de forma muito rápida.

    Agora que você já sabe quais são as ferramentas mais atuais e que são tendencias para os proximos anos, que tal ver um projeto completo feito no BIM, por um profissional premiado pelo Sindicato Das Construtoras, SINDUSCON-CE, em 2019 como destaque BIM.

    Tenha acesso ao material e use engenharia reversa para aprender a usar o BIM.

    CURSOS

    Torne-se um profissional de alta performance aprendendo nossa metodologia

    Metodologia descentralizada de ensino, material exclusivo e personalizado, exercícios direcionados, técnicas de apresentação de projetos desenvolvidas pela VMB Engenharia e muito mais! Aprenda BIM com nossa equipe, do Iniciante ao Avançado.

    Esses dados serão utilizados para entrarmos em contato com você e disponibilizarmos mais conteúdos e ofertas. Caso você não queira mais receber os nosso emails, cada email que você receber, incluirá ao final, um link que poderá ser usado para remover o seu email da nossa lista de distribuição.

    Para mais informações, acesse:https://example.com.br/politica-de-privacidade/